terça-feira, 15 de julho de 2008

Só os ursos usam pele de urso

ACTIVISTAS NUS REÚNEM-SE EM FRENTE À EMBAIXADA BRITÂNICA EM PROTESTO AO CONTÍNUO ABATE DE URSOS NEGROS PARA A CONFECÇÃO DOS CHAPÉUS CERIMONIAIS DE SUA MAJESTADE, A RAINHA

Activistas portugueses pedem a Sua Majestade, a Rainha, e ao Ministério da Defesa Britânico que coloquem um fim ao massacre dos ursos negros para a confecção dos chapéus ornamentais utilizados pela Guarda Real.
Vestindo pouco mais do que chapéus de pele sintética e com a bandeira do Reino Unido pintada nas suas costas nuas, dois membros da PETA Europe (People for the Ethical Treatment of Animals) e dois membros da Acção Animal estiveram em frente à Embaixada Britânica segurando uma faixa com a frase: "Só os ursos usam pele de urso". O grupo pede a Sua Majestade, a Rainha, e ao Ministério da Defesa que parem a matança desnecessária dos ursos para a confecção dos chapéus cerimoniais.

Membros da PETA (People for the Ethical Treatment of Animals) e Acção Animal estarão nus na esperança de pôr um fim ao massacre dos ursos. Pode chegar a ser necessário utilizar a pele de um urso inteiro na confecção de um único chapéu. Muitos destes ursos são baleados várias vezes antes de morrer. Alguns escapam dos caçadores e sangram até à morte. Quando as mães ursas são mortas, os filhotes órfãos acabam por morrer de fome.

"Estamos aqui hoje para expor a verdade nua e crua que se esconde por trás dos chapéus da Guarda Real. Enquanto continuar a permitir a matança de ursos para algo que não tem função senão ornamental, o Ministério da Defesa Britânico continuará com sangue nas suas mãos. "Hoje em dia é fácil encontrar materiais sintéticos, obtidos sem crueldade e de aspecto atraente", diz Lauren Bowey, coordenadora da campanha da PETA. "A tradição não é justificação para a crueldade."
Numa pesquisa encomendada pela PETA Europe, cerca de 80 por cento dos Britânicos consultados disseram ser contra o uso de dinheiro público para financiar a matança dos ursos negros do Canadá com a finalidade de confecção de chapéus cerimoniais para os Cinco Regimentos da Guarda da Rainha da Inglaterra. A PETA e os seus afiliados unem-se a personalidades como Pamela Anderson, Pink, Sir Roger Moore, Morrissey, James Cromwell, Twiggy e outros a pedir o fim da utilização da pele de urso na confecção dos chapéus da Guarda Real.
Sexta-feira, 11 de Julho de 2008
Embaixada Britânica, Lisboa

2 comentários:

Ana disse...

Estiveram lá? Eu gostava muito de ter ido, mas tive que trabalhar... O que é que acharam? Esteve muita gente?

FM©Fotografia disse...

Ai Ana, Ana... Que pergunta rapariga!!! Como é que eu fazia as fotos sem lá ir? eheheheh
Achamos bem, muito bem mesmo. Não, não estava muita gente, mas provavelmente não seria essa a intenção. Estiveram a TVI e a SIC e pelo menos na SIC vi a reportagem. Acho que valeu a pena. Beijinhos.